Comunicação Empática

A grande maioria dos conflitos entre as pessoas tem origem em equívocos, preconceitos e julgamentos, que dificultam a disponibilidade para ambos comunicarem. No fundo, é sempre um problema de comunicação.

Nesta formação vamos trabalhar vários níveis de comunicação, enfatizando a comunicação empática através de jogos e exercícios práticos. Inspirado em abordagens como a Comunicação Não-Violenta (CNV), a oficina ajuda os participantes a fortalecer conexões interpessoais, gerir conflitos e criar diálogos mais respeitosos e eficazes.

Focos de desenvolvimento:

  • Expressão autêntica: como comunicar sentimentos e necessidades de forma clara e respeitosa.
  • Escuta empática: aprender a compreender além das palavras, reconhecendo emoções e necessidades subjacentes do outro.
  • Conexão emocional: práticas para promover compreensão mútua e reduzir julgamentos ou reações defensivas.

Metodologias:

  • Comunicação não-violenta
  • Escuta construtiva
  • Humor
  • Alteridade
  • Círculos de partilha